quarta-feira, 31 de maio de 2017

BAF - I CAMPORI INTER CLUBES “Mais que valentes, vendedores”

BOLETIM DE ATIVIDADES FÍSICAS

1 – As atividades físicas terão os seguintes objetivos:

1.1  – Desenvolver nos desbravadores as habilidades físicas

1.2  – Praticar os conhecimentos adquiridos nas instruções de especialidades do currículo, como: Nós, Amarras, Canoagem, Pioneirias, Rapel, Arte de acampar, Orientação  e outras

1.3  – Desenvolver o companheirismo em tarefas em grupo

1.4  – Levar o desbravador(a) a descobrir suas capacidades.

2        – As atividades físicas serão divididas em 5 grupos (A, B, C, D e E) e serão cumpridas em forma de carrossel, conforme o item 26.5 do 3º boletim, sendo:

3  – Os inscritos receberão uma pulseira. A cor da pulseira, definirá a sequência no carrossel conforme item 26.4 do 3º Boletim
4– Os desbravadores (10 a 15 anos) participarão das atividades físicas de todos os 5 grupos.

5        – Os maiores de 16 (liderança) poderão acompanhar nas atividades dos grupos ( D e E ) junto com desbravadores.

6        – A pontuação das atividades seguirão os critérios:

6.1         - Ter o número de participantes exigido para a atividade

6.2         – Todos deverão estar devidamente equipados para as provas (Roupa adequada, calçado, etc)

6.3         – Cumprir a atividade por completo

6.4         – Cumprir a atividade dentro do tempo máximo exigido


1ª ATIVIDADE – ROLETA DOS NÓS


Participantes: 8 participantes ( 4 Masculino / 4 Feminino)
Objetivo: Testar habilidades dos nós da classe de Amigo e Companheiro
Descrição: Haverá roleta com os 14 nós da classe de AMIGO e 5 nós da classe de COMPANHEIRO. Um desbravador por vez pré-selecionados pela direção do clube, terá 60 segundos para confeccionar o nó correspondente. Cada membro rotará a roleta duas vezes.
Critérios de Avaliação: Cada nó confeccionado corretamente, dentro dos 60 Segundos valerá - 05 pontos.



Pontos possíveis: 80 pontos


2ª ATIVIDADE – PUXANDO DESBRAVADOR
Participantes: 07 desbravadores
Descrição: Os 5 desbravadores deverão emendar 5 cordéis para puxar um desbravador(a) que estará assentado sobre um saco de serapilheira. A prova inicia de um ponto de partida, um desbravador por vez corre, confeccionando o nó correspondente e retorna para o ponto de partida. Deve ser obedecida a sequência:

1º desbravador(a) faz “Volta do fiel” (na boca do saco),

2º desbravador(a) faz o nó “Ordinário” (Duplo) ,

3º desbravador(a) faz o nó “Escota” (Simples),

4º desbravador(a) faz o nó “Pescador” (Simples),

5º desbravador faz o nó “catau simples” (com uma volta) para encurtar a corda.

E para puxar o Desbravador que estará sentado em cima do saco, o 6º desbravador(a) fará o nó “Laís de Guia” (Simples) na cintura. O 6º desbravador puxará o desbravador que estará assentado sobre o saco até o ponto de partida.

Critérios de Avaliação: Cada nó correto 10 pontos – completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Objetivo: Testar habilidades com os nós da classe de Amigo e capacidade de desenvolver atividade em equipe.

Pontos possíveis: 70 pontos

3ª ATIVIDADE – ESCADA PIONEIRA 
Participantes: 03 desbravadores
Objetivo: Testar habilidades com amarra quadrada e trabalho em equipe


Descrição: As bases verticais da escada estarão fixas. Um(a) desbravador(a) (1º) receberá um degrau de cada fez e deverá fixa-los nas bases, usando a amarra quadrada. Após a fixação do primeiro degrau o(a) desbravador(a) continuará fixando os demais degraus, sempre usando a amarra quadrada. Serão 6 degraus. Após fixar o último degrau, o(a) desbravador(a) descerá a escada e o 2º desbravador subirá portando uma bandeira o mesmo utilizando o nó escota simples,  fixará a bandeira no fio do mastro e em seguida hasteará a bandeira, a prova encerrará quando a bandeira tocar o topo do mastro. (OBS.: Durante a prova os desbravadores estarão portando uma cadeirinha fixada com uma corda de segurança)

 Critérios de Avaliação: Escada montada (amarra quadrada correta e firme) 60 pontos. Bandeira fixada e hasteada corretamente 10 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos  possíveis: 80 pontos

ATIVIDADES – BARRACA SUSPENSA
Participantes: 05 desbravadores
Objetivo: Testar habilidades com amarra contínua, montagem de barraca de camping e trabalho em equipe

Descrição: Haverá uma base fixa para a montagem da plataforma e os Desbravadores deverão finalizar a montagem, usando a amarra contínua. Após a conclusão da colocação de todas as peças e fixação com a amarra contínua, deverão montar sobre a plataforma uma barraca de camping.
Critérios de Avaliação: Plataforma montada e fixa (amarra contínua correta e firme) 40 pontos. Barraca montada corretamente 20 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos  possíveis: 70 pontos
5ª ATIVIDADES – REMANDO CONTRA A MARÉ
Participantes: 3 desbravadores



PROA


Objetivo: Testar equilíbrio e conhecimento de canoagem e remo                                      .
Descrição: Os 3 participantes embarcarão em uma canoa, sendo que os desbravadores da proa e popa receberão os remos . O(a) desbravador(a)  do centro será o(a) guia da embarcação, o percurso será em zig-zag. 

Critérios de Avaliação: Completar a prova – 50 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos Pontos possíveis: 60 pontos
6ª ATIVIDADES – RALLY DAS CORDAS
Participantes: 8 desbravadores ( 4 Masculino / 4 Feminino)

Objetivo: Atividade em grupo e equilíbrio
Descrição: Haverá circuito com três percursos a serem cumpridos, sendo:

1º Falsa baiana, 2ª Ponte suspensa com madeira, 3º Ponte móvel em blocos.  

Critérios de Avaliação: Completar a prova – 60 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 70 pontos

7ª ATIVIDADES - “TAMBOR FURADO”

Participantes: 5 desbravadores


Objetivo: Testar habilidades e capacidade de desenvolver atividade em equipe.
Descrição: Haverá um tambor furado na distância de 30m do rio para ser totalmente completado com água. Enquanto 2 (dois) enchem o tambor com baldes pequenos, 3 (Três) desbravadores vão bloquear a saída da água usando os braços, pernas, costas, mãos e etc.
Tempo: 04 minutos (a medição ocorrerá apenas aos 4 minutos, no encerramento da prova)
Critérios de Avaliação: Objetivo alcançar nível máximo, bônus de 10 pontos para o clube que alcançar o nível máximo.
Pontos possíveis: 50 pontos
8ª ATIVIDADES - CLONE DAS AMARRAS
Participantes: 03 Desbravadores


Descrição: Haverá um “móvel de campanha” (à ser definido pela coordenação), construído com bambus e sisal, confeccionado com as amarras: “Paralela”, “Diagonal”, “Quadrada” e “Contínua”. Todas as amarras deverão iniciar-se com o nó “Volta do Fiel” exceto a amarra diagonal que deverá ser iniciada com o nó “volta da ribeira”. As Amarras deverão ser finalizadas com o “nó direito”. Os participantes deverão montar um “clone” do móvel de campanha, atentando para os mínimos detalhes.
Critérios de Avaliação: “Clonagem” 30 pontos, firmeza 10 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 50 pontos
Objetivo: Testar habilidades de pioneirias e capacidade de realizar tarefas detalhadas

9ª ATIVIDADES - CORRIDA DE “ESQUI”
Participantes:  3 participantes

Objetivo: Habilidades com amarras básicas, trabalho em grupo

Descrição: O clube deverá confeccionar o “Esqui” utilizando usando somente a amarra diagonal. A atividade consiste em percorrer a distância de 15 metros, um(a) Desbravador(a) subirá no “Esqui” e  dois desbravadores utilizando o travessão deverão sustentar e chuchar o “Esqui” até cumprir todo o percurso



Critérios de Avaliação:



Completar o percurso: 30 Pontos   

Montagem e firmeza do “A”  10 pontos
Completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 50 pontos



10ª ATIVIDADES - ENCHENDO O COCO
Participantes: 4 Desbravadores e 1 conselheiro

Objetivo: Testar habilidade, equilíbrio e precisão.
Descrição: Haverá um “coco” no alto de uma árvore, um desbravador será içado por uma corda com auxílio do conselheiro e 3 desbravadores. O desbravador(a) que estará em uma “cadeirinha” deverá encher com água, usando uma pequena garrafa, o “coco” que estará no alto de uma arvore.    

Critérios de Avaliação: Completar a prova – 20 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos – Tempo máximo 5 minutos
Pontos possíveis: 30 pontos

11ª ATIVIDADES - CORRIDA NORUEGUESA
Participantes: 5 desbravadores


Objetivo: Testar habilidades com amarras básicas e capacidade de desenvolver atividade em equipe.
Descrição: O clube deverá confeccionar, utilizando a amarra quadrada e diagonal, a arte no formato de um “A”. A atividade consiste em percorrer a distância de 15 metros, sendo que um(a) desbravador(a) “andará” sob o “A” e 04 quatro desbravadores(as) equilibrarão e farão o “A” andar.

Critérios de Avaliação: Montagem do “A” : 10 pontos, Completar o percurso 30 pontos – completar o percurso em menor tempo bônus de 10 pontos.
Pontos possíveis: 50 pontos



12ª ATIVIDADES – CONECTANDO 
Participantes:
( 1 Masculino / 1 Feminino)
Objetivo: Testar a coordenação motora, habilidade e precisão. Descrição: Haverá duas traves:
 1ª Trave -  Um desbravador passará de uma corda suspensa para outra (6 cordas suspensas com nó lais de guia no chicote) OBS.: Se cair e/ou  tocar no chão reiniciará o percurso.
2ª Trave – Um desbravador passará por dentro de 6 pneus, levando consigo um plug para conectar na tomada
Critérios de Avaliação: Prova completa 40 pontos e tempo máximo 20 minutos – completar em menor tempo bônus de mais 10 pontos
Pontos possíveis: 50 pontos


13ª ATIVIDADE –  CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COM BUSSULA

Participantes: 05 (Cinco) Desbravadores e um líder

O Clube deve ter a seguinte equipe:

ü  01 – “Homem bússola”; ( Tirará o azimute)

ü  01 – “Homem ponto”; (sinalização da rota)

ü  01 -  “Homem passo”; (Medirá as distancias dos pontos em passos)

ü  01 – “Homem mapa”; (Orientará a rota )

ü  01 – “Homem anotador”; (Anotará no cartão de controle os azimutes)
Objetivo: Utilizar a habilidade de orientação com bússola e trabalho em grupo Descrição: Será montada uma trilha (Mapa de orientação) em que a equipe deverá seguir o percurso, passando pelos “pontos de controle” objetivando  alcançar o ponto de chagada numa corrida contra o relógio. 
Regras básicas
• Passar por todos os pontos de controle;
• Marcar corretamente o cartão de controle;
• Preservar a natureza.

Caso haja dúvidas assista com seu clube as 3 aulas no site desbrava tube:
1ª AULA - https://www.youtube.com/watch?v=hk9uXiz4h18
2ª AULA - https://www.youtube.com/watch?v=47Iop2eitbQ
3ª AULA - https://www.youtube.com/watch?v=3741LKR029M

14ª ATIVIDADE –  TRILHA DE SINAIS DE PISTA 
Participantes:
16 Desbravadores ( 8 Masculino / 8 Feminino) e dois líderes ( 1 Masculino / 1 Feminino)

Objetivo: Utilizar a habilidade de seguimento de trilha com sinais de pista e trabalho em grupo Descrição: Haverá uma trilha com diversos sinais de pista, os participantes deverão seguir as orientações dos sinais e cumprir as tarefas durante o percurso. Haverá um tempo máximo para cumprimento das tarefas e conclusão da trilha.

 Caso haja dúvidas assista com seu clube a aula no link:


15ª ATIVIDADE –  “SOBREVIVÊNCIA” 
Participantes:
16 Desbravadores ( 8 Masculino / 8 Feminino) e dois líderes ( 1 Masculino / 1 Feminino)

Objetivo: Testar habilidades com pioneirias e comida mateira Descrição: A equipe selecionada pelo clube receberá 6 tarefas:

1º Tarefa: Montar um abrigo utilizando itens da natureza, seguindo orientações dos responsáveis pela atividade.

2ª Tarefa: Confeccionar um altar de cozinha (Pioneirias, folhas, pedras e barro)

3ª Tarefa: Montar e acender sobre o altar uma fogueira

4: Tarefa: Cozinhar *

5ª Tarefa: Fritar *

6ª tarefa: Assar  *

* O clube escolherá o tipo de alimento



O clube deverá prover os seguintes itens:

·         Um Facão (Líder)

·         Canivetes

·         Panelas
Alimentos
16ª ATIVIDADE –   RAPEL 
Participantes:
Todos os inscritos que pagaram a taxa

 Haverá uma plataforma montada pelo G.R.A.R. Os participantes receberão instruções teóricas e práticas. Durante a pratica da descida do rapel todos os participantes estarão devidamente equipados


17ª ATIVIDADES –  TIROLESA                                                                                                                    
Participantes:
Todos os inscritos que pagaram a taxa
Haverá uma plataforma montada pelo G.R.A.R. Os participantes receberão instruções teóricas e práticas. Durante a pratica de descida na tirolesa todos os participantes estarão devidamente equipados



18ª ATIVIDADES –  CROSS 
Participantes:
Todo o clube

Haverá uma trilha com vários “obstáculos” que deverão ser ultrapassados. Todos os membros do clube deverão participar da prova.
Pontuação: 100% do clube cumprir o percurso 50 pontos


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