terça-feira, 21 de junho de 2016

ATIVIDADES FISICAS





ATIVIDADES 01 - “DERRUBANDO OS GIGANTES”
Objetivo: Testar habilidades e capacidade de desenvolver atividade em equipe.
Participantes: 5 Desbravadores e 1 conselheiro
Descrição: Num quadrado delimitado por 4 bandeiras (Azul, Verde, Vermelha e Amarela), ocorrerão as atividades abaixo. EM CADA BANDEIRA (CANTO) DEVERÁ HAVER UM DESBRAVADOR que realizará a tarefa. No centro do quadrado deverá ficar a(o) capitã(o) que realizará a ultima tarefa.
Bandeira Azul (1) : DERRUBANDO O GIGANTE. Um Desbravador receberá uma “baladeira”– o mesmo deverá “balar” até acertar na testa do “gigante” que estará no canto verde – Após acertar na testa do “gigante”, pegará a sua bandeira azul e entregará ao desbravador que estará junto à bandeira verde (2)
Bandeira Verde (2)  -  DERRUBAR AS LATAS -   O Desbravador que receber a bandeira azul, iniciará a prova tendo de derrubar as latas que estarão no canto vermelho (3). Após derrubar todas as latas, pegará a sua bandeira verde e entregará ao desbravador que estará junto à bandeira vermelha.
Bandeira Vermelho (3): LANÇAMENTO DE DARDOS. O Desbravador que recebeu a bandeira verde deverá lançar dardos, até furar todos os balões que estarão no canto amarelo, após furar todos os balões pegará a sua bandeira vermelha e entregará ao desbravador que estará junto à bandeira amarela.
Bandeira Amarela (4): BASEBOL. O Desbravador que estará junto à bandeira amarela, jogará bolas pequenas, ao canto azul (1). No canto azul (1) estará o conselheiro com um taco. O objetivo é fazer com que a(o) capitã(o), que estará no centro do circuito(5), receba as bolas rebatidas pelo(a) conselheiro(a) – A medida que a(o) capitã(o) conseguir receber e guardar todas aas bolas, rebatidas pelo conselheiro, dentro de um cesto, a prova finalizará.
Critérios de Avaliação: Prova completa 50 pontos - tempo máximo 15 minutos – completar em menor tempo bônus de mais 10 pontos
Pontos possíveis: 60 pontos


ATIVIDADES 02 – “JANGADA”

Participantes:
4 desbravadores
Objetivo: Trabalho em grupo, habilidade com nós e amarras e equilíbrio e coordenação motora
Descrição: Os participantes montarão uma jangada usando 6 tambores de 40 litros e oito varas de bambu. Usando a amarra quadrada e fixando os tambores com o nó direito. Após a montagem embarcarão na jangada para cumprir um percurso de 20 metros, após, desembarcarão da jangada e pegarão quatro medalhas para finalizar a prova. Caso a jangada naufrague durante o percurso, a unidade deverá reiniciar.
Critérios de Avaliação: Completar a prova 40 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 50 pontos 


ATIVIDADES 03 – CONECTANDO                                                                                                                              O                  
Participantes:
2 Desbravador
Objetivo: Testar a coordenação motora, habilidade e precisão.
Descrição: Haverá duas traves:
1ª Trave -  Um desbravador passará de uma corda suspensa para outra, durante o percurso deverá estourar os balões que estiverem amarrado nas cordas  (6 cordas suspensas com nó lais de guia no chicote) OBS.: Se cair e/ou  tocar no chão reiniciará o percurso.
2ª Trave – Haverá uma trave com 6 pneus suspensos por cordas, um  desbravador(a) receberá um cabo com um plug na extremidade, o Desbravador deverá transpor por entre os pneus segurando o cabo, após transpor os 6 pneus conectará o plug na tomada. OBS.: Se soltar o cabo, se o desbravador cair e/ou tocar no chão reiniciará a tarefa.
Critérios de Avaliação: Prova completa 40 pontos e tempo máximo 20 minutos – completar em menor tempo bônus de mais 10 pontos
Numero de pneus: 6
Pontos possíveis: 50 pontos]



Participantes: Para montagem do “A” 3 Desbravadores – Para o percurso 2 Desbravadores + 1 conselheiro – Total 6
Objetivo: Testar a coordenação motora, habilidade, trabalho em grupo e equilíbrio
Descrição: 3 Desbravadores montarão um “A” e fixarão com amarra um travessão na parte superior do “A”. (Conforme imagem, usando somente a amarra diagonal) Após a montagem 1 Desbravador subirá no “A”, e  com auxilio de 1 desbravador e o conselheiro Skiará até o fim do percurso. Haverá corrida entre as unidades

Critérios de Avaliação:
Montagem e firmeza do “A” : 30 Pontos -  Completar o percurso 10 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 50 pontos 

ATIVIDADES 05 – RALLY DAS CORDAS                                                                                                          .
Participantes: Toda a unidade
Objetivo: Atividade em grupo e equilíbrio
Descrição: Haverá circuito com três percursos a serem cumpridos pela unidade, sendo:
1º Falsa baiana 2ª Ponte suspensa com madeira, 3º Ponte móvel em blocos.  
Critérios de Avaliação: Completar a prova – 20 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 30 pontos
 

ATIVIDADES 06 – CIRCUITO DOS NÓS                                                                                                          .
Participantes: Toda a unidade
Objetivo: Testar habilidades dos nós da classe de Amigo
Descrição: Haverá um circulo com 14 placas, em cada placa o nome de um nó da classe de amigo e cordéis, em cada local conforme a placa, um desbravador por vez, conforme sorteio, terá 60 segundos para confeccionar o nó correspondente à placa.
OBS.: A escolha do nó e do membro que confeccionará o nó será através de sorteio.
Critérios de Avaliação: Cada nó confeccionado corretamente, dentro dos 60 Segundos valerá - 05 pontos.
Pontos possíveis: 70 pontos





ATIVIDADES 07 – CANOAGEM CEGA                                                                                                            .
Participantes:
3 desbravadores
Objetivo: Testar equilíbrio e conhecimento de canoagem e remo.                                      .
Descrição: Os 3 participantes embarcarão em uma canoa, sendo que os desbravadores da proa e popa estarão com remo e com os olhos vendados . O(a) desbravador(a)  ao centro será o(a) guia da embarcação, o mesmo deverá usar a linguagem náutica para orientar os remadores da proa e popa, o percurso será em zig-zag

1 - BORESTE: Quando desejar que a embarcação siga na direção à direita
2 - BOMBORDO: Quando desejar que a embarcação siga na direção à esquerda
3 - FRENTE: Quando desejar que a embarcação siga avante
4 - : Quando desejar que a embarcação recue da posição
OBS.: Não serão aceitos outros comandos como gritos, “Pra,lá”, “Pra,cá”,  “Vai”, “Vem”.... deve ser usado linguagem náutica.
Critérios de Avaliação: Completar a prova – 30 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 40 pontos
 

OBS.: Não serão aceitos outros comandos como gritos, “Pra,lá”, “Pra,cá”,  “Vai”, “Vem”.... deve ser usado linguagem náutica.
Critérios de Avaliação: Completar a prova – 30 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 40 pontos


ATIVIDADES 08 – ÁGUA NO COCO    

Participantes: 4 Desbravadores e 1 conselheiro
Objetivo: Testar habilidade, equilíbrio e precisão.
Descrição: Haverá uma garrafa no alto de uma árvore, um desbravador será içado por uma corda com auxilio do conselheiro, preso numa “cadeira de bombeiro”, o mesmo deverá encher com água a garrafa no alto da arvore usando uma garrafa menor.  
Critérios de Avaliação: Completar a prova – 20 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos possíveis: 30 pontos


ATIVIDADES 09 – ESCADA PIONEIRA                                                                                                        .
Participantes: 05 desbravadores
Objetivo: Testar habilidades com amarra quadrada e trabalho em equipe
Descrição: Os desbravadores deverão montar uma escada usando a amarra quadrada, após a montagem um desbravador subirá e pegará uma bandeira, no alto da plataforma.
Usando o nó escota simples, o desbravador fixará a bandeira no fio do mastro e em seguida hasteará a bandeira, a prova encerrará quando a bandeira tocar o topo do mastro.


Critérios de Avaliação: Escada montada (amarras quadrada correta e firme) 20 pontos / bandeiras fixada e hasteada corretamente 10 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos  possíveis: 40 pontos

ATIVIDADES 10 – BARRACA SUSPENSA                                                                                                        .
Participantes: 05 desbravadores
Objetivo: Testar habilidades com amarra contínua, montagem de barraca de camping e trabalho em equipe
Descrição: Haverá uma base fixa para a montagem da plataforma e os Desbravadores deverão finalizar a montagem, usando a amarra contínua. Após a conclusão da colocação de todas as peças e fixação com a amarra contínua, deverão montar e fixar a barraca na plataforma.
Critérios de Avaliação: Base montada (amarra contínua correta e firme) 20 pontos / barraca montada corretamente 10 pontos - completar em menor tempo bônus de 10 pontos
Pontos  possíveis: 40 pontos




Nenhum comentário:

Postar um comentário